Socialize

SERÁ PÓVOA DE VARZIM UM DOS MELHORES DESTINOS DE VERÃO 2017?

No ranking dos municípios portugueses, a Póvoa de Varzim está apenas depois de Porto e Braga, em termos de qualidade de vida, capacidade de atrair turistas e impactar a economia. Póvoa é moderna, animada, dinâmica, empreendedora e cosmopolita. Tem um arranjo urbanístico impressionante. E, nas últimas décadas, tem se tornado um dos melhores e mais importantes destinos de verão na Europa. Para quem não conhece, a Póvoa de Varzim é uma cidade costeira, que está localizada na Região Norte de Portugal. Situa-se em uma planície de solo arenoso, às margens do Oceano Atlântico e com o Cabo de Sandro André ao fundo. Desde o século XIX, muitos portugueses sobem para as praias poveiras, buscando realizar banhos terapêuticos em suas águas bastante ricas em iodo. Mas, atualmente, não é isso que chama mais a atenção dos turistas. Póvoa de Varzim, na contemporaneidade, tornou-se uma bela cidade, que sabe valorizar muito bem os seus espaços públicos. Quem visita Póvoa consegue perceber o quanto foi pensado, à dimensão do homem, as ruas dessa cidade. Um exemplo é a sua bela ciclovia, com extensão de mil e novecentos metros, prolongando-se até a cidade vizinha,Vila do Conde, e paralela ao Oceano Atlântico. Outro é o arranjo urbanístico no Porto de Pesca, que ganhou uma menção honrosa em 2006, através do Instituto Português do Turismo. m 2007, uma menção honrosa lhe foi dada, através da categoria ‘ambiente praia’. Póvoa foi classificada como “um modelo a seguir”. Isso porque fez uma excelente intervenção urbana, melhorando as condições para usufruto de suas praias. Houve melhorias quanto à acessibilidade, às estruturas físicas e arquitetônicas, à higiene, entre outros. E no ano passado, 2015, Póvoa foi reconhecida, novamente, pelos seus esforços em requalificação e valorização da cidade. Nos roteiros turísticos também está incluído a visitação à Igreja Românica de São Pedro de Rates e às construções barrocas da Capela de Nossa Senhora das Dores, Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Igreja Matriz. Nos parques desportivos pode-se realizar uma série de outras coisas, como jogar golfe. São oferecidas muitas atividades ligadas à diversão e cultura.

FESTAS DE S. PEDRO NA RTP

As Festas de São Pedro vão, uma vez mais, ser emitidas pela RTP chegando, assim, a todo o país e a todo o mundo, através da RTP Internacional.
A partir das 10h00 do dia 28 de junho, quarta-feira, e até à 00h30, a equipa da RTP estará no Largo entre o Casino da Póvoa e a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, dando a conhecer o melhor da Póvoa de Varzim e das nossas festas. Vão ser perto de 15 horas de emissão, em direto, onde o nosso concelho será dado a conhecer desde a história, ao património, passando pelas tradições e lendas locais. O artesanato, a gastronomia, o desporto, a cultura e a vertente empresarial serão alguns dos aspetos abordados.

SALVADOR SOBRAL “EXCUSE ME”

“Antes de “Amar pelos Dois”, canção que levou Portugal a uma histórica vitória no Festival Eurovisão da Canção de 2017, Salvador Sobral já espalhava amor por muitos em alguns palcos nacionais e internacionais. Assim sendo, se quiser ver ao vivo Salvador Sobral, pode fazê-lo no dia 17 de junho, pelas 21h30, no Cine Teatro Garret, onde apresenta o seu disco de estreia – EXCUSE ME – uma mistura de jazz, canções do disco, influências da bossa-nova e das doces sonoridades da américa latina, sempre com interpretação própria e indiferente a quem assiste às suas músicas. Adquira o seu bilhete no Cine Teatro Garret ou então em www.bol.pt .

Se precisar de hotel para assistir ao seu concerto, disponha do Varzinn Hotel, o seu hotel na Póvoa de Varzim…

CONCERTO SOLIDÁRIO “TATANKA”

Tal como habitualmente o Varzinn Hotel partilha com todos mais uma iniciativa solidária. Organizado pelo Lions Clube da Póvoa de Varzim, o concerto a realizar-se no dia 26 de Maio no Cine-Teatro Garret, conta com actuação de Tatanka, que tornou-se conhecido como o vocalista de uma das mais promissoras bandas da atualidade  – The Black Mamba. Participe, partilhe e ajude! Contamos consigo! Bilhetes à venda no Cine-Teatro Garrett e em BOL Bilheteira OnLine.

CONCERTO DE APRESENTAÇÃO DE JOANA RIOS

Joana Rios apresenta o seu novo disco “Fado de cada um”. Nascida em Lisboa, começou a cantar profissionalmente aos 16 anos. A primeira vez que cantou Fado foi aos 19 anos para o grande Fernando Maurício que a incitou a perseguir uma carreira como fadista, no entanto, os estudos musicais levaram-na a percorrer vários géneros que fizeram parte da sua formação; da música clássica ao Jazz, passando pela composição, Joana Rios teve um percurso eclético ate regressar ao fado. Foi pela mão do mestre da guitarra portuguesa, Antonio Parreira, que finalmente se deu esse reencontro que marcou definitivamente a sua carreira. Venha assistir ao seu espectáculo no Cine-Teatro Garret no 6ªfeira, dia 19 de Maio, pelas 21.30h. Bilhetes à venda no Cine-Teatro Garrett e em BOL – Bilheteira Online.

“JUNTA-TE A NÓS, CAMINHA PELA VIDA!”

“Junta-te a nós, caminha pela vida!” é o mote da Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim que vai promover uma caminhada, no dia 2 de abril, já neste próximo domingo.
A iniciativa surge no âmbito do Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado a 27 de março, sendo que a partida está marcada para as 10h00, junto ao Estádio do Varzim, e termina na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (Vila do Conde). Apareça e ajude!

POETA CARLOS BERTÃO LANÇA LIVRO

Estudante de Direito na Universidade do Porto,Carlos Bertão lançou “Queda Livre” no passado sábado, no Diana Bar. Deixamos aqui um excerto do seu livro: ““Vivemos o que é banal e, portanto, somos o que é banal. Perdemos a beleza, a vida apaixonada e o amor, perdemos o espanto e a ingenuidade do olhar, a sensibilidade do pensar e a liberdade de o fazer. Habitamos o reino do híper, do ultrassensível, à medida da fruição imediata e do consumo da aparência num espetáculo de existir contemporâneo, em todo o seu esplendor de aparência e diluição como fogo de artifício que é. A questão é: quando é que deixámos de ser sujeitos e passámos a ser sujeitados? Vivemos uma vida sem paixão e sem beleza, numa total imersão no vazio e na distopia, com tudo o que isso implica. Por isso proferimos a grande recusa. A recusa em ser sujeitado.” Se gostou do que viu, compre o livro AQUI.

APOIO AO SURF

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou no dia 12 de Março, o Equipamento de Apoio ao Surf, instalado na Praia da Salgueira. O equipamento, que vai ser gerido pelo Clube Naval Povoense, é um contentor adaptado com casa de banho, cacifos, espaços de chuveiro e uma mesa e janela viradas para o mar como estrutura de apoio em competições. “Foi pensado para ser um equipamento que tenha todas as comodidades para a prática do surf”, disse Aires Pereira, acrescentando que “não há desportos marginais na Póvoa de Varzim” tendo assumido que o desejo do Município é “que as pessoas usem bem este espaço colocado aqui à disposição de todos aqueles que gostam de surf e das atividades marítimas”. E tu? És adepto do surf? Anda experimentar.

“COMO SE BRINCAVA NO TEMPO DOS NOSSOS PAIS, AVÓS E BISAVÓS”

O Museu Municipal apresenta uma exposição que retrata a infância dos poveiros do século XIX ao XXI, independentemente do género e da classe social, através dos brinquedos, jogos, trajes, livros e fotografias. Dos brinquedos de há cem anos aos brinquedos da nossa meninice, tudo se poderá encontrar no Museu. Carros, piões e triciclos eram oferecidos aos meninos, assim como os fogões, ferros de engomar e bonecas tinham as meninas como destinatárias, numa forma não muito discreta de dividir os papéis dos dois sexos na sociedade. “Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós” estará patente no Museu Municipal até 28 de janeiro de 2018 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 12h30 e das 13h30 até às 17h00.

O CAMPEÃO RUI COSTA VOLTOU!

  Em 2014 fez história. Depois  de ter conquistado, em 2012, a Volta à Suíça, tornando-se no primeiro português a conquistar uma prova por etapas do World Tour, Rui Costa repetiu o feito na mesma competição durante três anos consecutivos (2012, 2013, 2014). Depois de, em julho de 2013, vencer duas etapas da Volta a França (a 16ª  e, dias depois, a 19.ª), igualando o feito de Joaquim Agostinho ao liderar duas etapas na mesma edição do Tour, Rui Costa, imparável, sagrou-se, em setembro de 2013, campeão mundial de estrada, em Florença. Foi na Argentina que Rui Costa marcou o seu regressou às vitórias. No final de janeiro conquistou a etapa rainha, a etapa de alta montanha, entre Chimbas e o Alto Colorado, com o tempo de 4h15m04s, num percurso de 162,4 quilómetros. A primeira vitória da equipa UAE Abu Dhabi culminou num quinto lugar da classificação geral na primeira prova do ano. Seguiu-se o segundo lugar em Omã, antes da grande conquista: Abu Dhabi. A conquista da etapa rainha, a terceira, numa prova de 186 quilómetros foi um prenúncio do que viria no dia a seguir. Rui Costa cumpriu a missão de defender a liderança nos 143 quilómetros que compuseram a quarta, e última, etapa da Volta em Abu Dhabi. Assegurou assim o primeiro lugar da geral e conquistou a primeira vitória desde 2015. “[A vitória] é minha, é da equipa, é da minha família, é de todos vocês e dos nossos patrocinadores. Tenho de agradecer a cada pessoa que pertence a cada grupo que eu acabei de mencionar e dizer obrigado ainda é pouco por tudo o que fazem por mim. MUITO OBRIGADO!”, foi o último texto de Costa sobre a aventura pela capital dos Emirados Árabes Unidos. Rui Costa é o nosso campeão! É poveiro e é um orgulho nacional! Parabéns Rui!